HOMENAGENS E DEPOIMENTOS


Anísio Teixeira conseguiu ao longo de sua existência, por sua inteligência, trabalho e ideias, haurir os mais elevados elogios dos mais importantes intelectuais do Brasil, e não só - pois que sua obra, tantas vezes combatida, ultrapassou fronteiras.

Traremos aqui, um pouco além do que foi colocado no livro Anísio para Caetité, algumas das homenagens e depoimentos que servem para ilustrar sua importância.


HOMENAGENS
selo_2000.jpg
Selo comemorativo ao centenario de nascimento de Anísio


EM CAETITÉ:
Na sua terra natal Anísio dá nome ao Instituto de Educação que idealizou; tal estabelecimento fica na hoje Avenida Anísio Teixeira - artéria que abriga algumas das mais importantes unidades educacionais da cidade.

A Academia Caetiteense de Letras tem Anísio como seu Patrono na Cadeira número 3, que foi inaugurada pela poetisa Tânia Martins.

A Câmara de Vereadores concede a Medalha Anísio Teixeira àqueles que se destacaram na área da educação no município de Caetité.

O Campus VI da UNEB realizou entre 8 a 10 de dezembro a Semana Interdepartamental sobre Anísio Teixeira.


NA BAHIA:
Na Bahia tem-se o IAT - Instituto Anísio Teixeira, órgão vinculado à Secretaria de Educação estadual, encarregado entre outras coisas de ministrar cursos de aperfeiçoamento do magistério, localizado na capital.

Diversas escolas e uma Faculdade trazem Anísio em seu nome, por todo o estado. Em Feira de Santana, a exemplo do legislativo caetiteense, a Câmara Municipal instituiu a Medalha de Honra ao Mérito Prof. Anísio Teixeira, em 2010. Como na Academia de Letras da cidade natal, Anísio é Patrono nos silogeus de Feira de Santana e Guanambi.


NO BRASIL:
cédula_mil_cr.jpg
Cédula de 1000 Cruzeiros Reais

O antigo INEP, que foi presidido pelo caetiteense, manteve a sigla mas passou a chamar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, É o órgão federal responsável pela realização anual do censo escolar, do Exame Nacional do Ensino Médio, dentre outras.

Em 1993 circulou a cédula de CR$ 1000,00, que trazia na frente a efígie do educador, e no verso uma cena de alunos da Escola Parque (que aparece ao lado da efígie). No ano 2000 os Correios lançaram um selo comemorativo ao centenário de seu nascimento (imagem mais acima).


Estas homenagens são um pequeno exemplo de o quanto o trabalho e pensamento anisianos representam para Caetité, a Bahia e o Brasil. Em Anísio para Caetité o leitor encontrará algumas outras citações, e exemplos das ideias do grande pedagogo.


DEPOIMENTOS SOBRE ANÍSIO



Para ilustrar um tanto do quanto as pessoas que conheceram e trabalharam com Anísio Teixeira disseram, trazemos aqui no site uma amostra desses depoimentos:

  • "Anísio era dos poucos homens do Brasil dotados de imaginação. Ele foi um catalisador, um incentivador e fez renascer um estímulo para a universidade, fazendo com que ela iniciasse trabalhos, rumos e caminhos que não tinham sido trilhados".

Almir de Castro - entrevista concedida a Maria Clara Mariani, Ricardo Guedes F. Pinto e Simon Schwartzman em abril de 1977, CASTRO, Almir de. 1951-1964: a CAPES em tempos de Anísio Teixeira. In: CAPES 50 anos: depoimentos ao CPDOC/ FGV / Organizadoras: Marieta de Moraes Ferreira & Regina da Luz Moreira. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, CPDOC; Brasília, DF.: CAPES, 2003. p. 30-41.
  • "Verifiquei que a sua obra, em verdade, tem sido pouco estudada, que o seu pensamento tem sido constantemente destorcido, que as suas intenções foram muitas vezes deturpadas, ao sabor dos que se empenhavam em debates sobre temas educacionais. Muitas vezes criticado por pessoas sem a mínima autoridade para fazê-lo, por pessoas que jamais leram um livro ou um artigo de sua autoria."

Hermano Gouveia Neto - in: Anísio Teixeira: educador singular. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1973. 150p.

APOIO CULTURAL:

Clique na imagem para conhecer mais nossos apoiadores:

Art_Silk_logo.jpgbaquara_logo.jpgGrão_de_Areia.jpgSindicato_dos_Trabalhadores_Rurais.pngHaras_da_Musa.pngEudes_name.jpgCotrim_&_Koehne_logo.png